A Plataforma de Monitoramento de Apontamentos (PMA) é um sistema informatizado desenvolvido para centralizar e coordenar o acompanhamento de recomendações e apontamentos feitos por órgãos de controle externo, pela Controladoria Geral e pelo Sistema de Controle Interno à universidade. Este sistema foi criado para superar a descentralização na gestão desses apontamentos e do acompanhamento das ações decorrentes das recomendações, que anteriormente dificultava a visão geral e a definição de prioridades estratégicas.
A Controladoria Geral, em colaboração com o Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (EDAT), desenvolveu a PMA entre abril e agosto de 2023. O sistema é alimentado e atualizado pelos órgãos do Sistema de Controle Interno (SCI) diretamente envolvidos nas ações, permitindo um registro eficiente e uma visão consolidada dos apontamentos e recomendações.
A PMA inclui apontamentos de fiscalizações ainda não julgadas e recomendações de processos anuais de contas já avaliados pelo TCE-SP, além dos apontamentos decorrentes de estudos e acompanhamentos do Sistema de Controle Interno e da Controladoria Geral. O sistema gera relatórios gerenciais que são incorporados às pautas das reuniões do SCI, ajudando na definição de prioridades e no acompanhamento das ações corretivas.