História

A Controladoria Geral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem uma história de desenvolvimento recente e uma estreita ligação com as diretrizes de controle interno estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A Controladoria Geral da Unicamp e o Sistema de Controle Interno (SCI) foram oficialmente criados por meio da Deliberação CONSU-A-008/2019. O início de suas atividades ocorreu no segundo semestre de 2020, quando o primeiro Controlador Geral foi designado. É importante ressaltar que a criação da Controladoria Geral da Unicamp está alinhada com um movimento observado de forma semelhante em outras entidades do Estado de São Paulo, inclusive no próprio governo estadual, que estabeleceu sua Controladoria Geral apenas em 2021.

A necessidade de estabelecer e reorganizar sistemas de controle interno em entidades paulistas foi impulsionada pela publicação do Comunicado SDG nº 35/2015 pelo TCE-SP. Esse comunicado enfatizou a importância de que entidades públicas estaduais e municipais possuíssem seus próprios sistemas de controle interno, operando de forma integrada. Como resposta a essa orientação, o TCE-SP começou a fazer apontamentos e recomendações às entidades do Estado de São Paulo a estabelecerem seus sistemas de controle interno.

Apesar da motivação externa e da história recente, a criação da Controladoria Geral e do Sistema de Controle Interno não inaugurou o controle interno da Unicamp. Muito antes da criação destes órgãos, mecanismos de controle externo e estruturas organizacionais voltadas à ações de controle interno foram criadas em diferentes órgãos da Administração Central. Portanto, a Controladoria Geral e o Sistema de Controle Interno foram institucionalizados para centralizar e coordenar as ações de controle interno já existentes na universidade.

Dessa forma, a Controladoria Geral da Unicamp e o Sistema de Controle Interno continuam a evoluir e aprimorar suas operações para garantir a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos da universidade.